PERÍODO E TAXAS DE INSCRIÇÕES

Inscrições: 15 de julho a 30 de outubro de 2015, em dois períodos distintos:
1º Período: 15 de julho a 15 de setembro
2º Período: 16 de setembro a 30 de outubro

Prazo para submissão de trabalhos: 15 de julho de 2015 a 10 de outubro de 2015

Taxas de inscrição

Categorias Valores
1º Período 2º Período
Educadores, militantes de movimentos sociais e povos do campo R$ 20,00 R$ 35,00
Estudantes de Graduação R$ 20,00 R$ 35,00
Professores da Educação Básica R$ 30,00 R$ 45,00
Estudantes de Pós-Graduação e Técnicos Administrativos R$ 50,00 R$ 65,00
Docentes de Instituições de Ensino Superior e Tecnológico R$ 80,00 R$ 100,00

 

Informações Gerais

O pressuposto fundamental é que o trabalho esteja em consonância com a temática do evento. Será considerada a relevância e pertinência do trabalho para o III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo; além da coerência e a originalidade do texto.

 

IMPORTANTE: Cada participante poderá inscrever apenas:

- 1 trabalho como AUTOR principal, e em apenas uma das modalidades;

- 1 como COAUTOR em cada modalidade de apresentação.

No caso de coautoria, apenas o autor principal inscreve o trabalho, sendo que todos os nomes constarão no arquivo dos anais bem como no certificado de apresentação do referido trabalho.

 

Todos os trabalhos deverão ser encaminhados em formato doc ou docx (Microsoft Word), no momento da inscrição, através do SINSC de acordo com os procedimentos indicados na aba inscrições.

Os trabalhos podem ser submetidos em uma das TRÊS modalidades a seguir.

 

1)     RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Esse tipo de trabalho expressa uma experiência de ensino realizada, organizada e documentada com enfoque no tema central do encontro. Para fins de publicação tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo. Essa modalidade deve apresentar as seguintes seções:

1. Título

2. Introdução (contextualização, embasamento teórico, relevância, objetivos)

3. Metodologia

4. Resultados e Reflexões(qualitativos e/ou quantitativos)

5. Conclusões e/ou Propostas

6. Referências Bibliográficas (Normas ABNT: clique aqui)

Formatação para envio dos Relatos de Experiência

Configuração de página retrato (A4), margens de 2,5 cm, sem recuo para parágrafo, fonte Arial tamanho 12, corpo do texto justificado, espaço entre linhas 1,5. Primeira linha: título do trabalho em negrito, todas as letras em caixa alta (maiúsculas) e centralizado; linha seguinte: em branco; próxima linha: titulo centralizado; linha seguinte: em branco; próxima linha: nome do autor(es) e instituição(ões), separados por um travessão, somente com a primeira letra de cada nome em maiúsculo e texto centralizado; linha seguinte: endereço eletrônico do autor para correspondência (centralizado). Próxima linha: em branco; linha seguinte: Indicação do GT - Grupo Temático que o trabalho se enquadrará (alinhado à esquerda); próxima linha: Texto.

Texto: Mínimo de 3 e máximo de 10 de páginas, incluindo referências.

 

 2)  TRABALHO COMPLETO

O texto deverá ser escrito em formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas. Esse tipo de trabalho expressa uma pesquisa concluída ou em andamento com resultados parciais, com enfoque no tema central do encontro. O texto deve apresentar deve apresentar as seguintes seções:

1.Título

2. Resumo

3. Introdução (contextualização, embasamento teórico, relevância e objetivos)

4. Metodologia

5. Resultados e Discussão

6. Conclusões

7. Referências Bibliográficas (Normas ABNT: clique aqui)

Formatação para envio de trabalhos completos

Configuração de página retrato (A4), margens de 2,5 cm, sem recuo para parágrafo, fonte Arial tamanho 12, corpo do texto justificado, espaço entre linhas 1,5. Primeira linha: título do trabalho em negrito, todas as letras em caixa alta (maiúsculas) e centralizado; a seguir uma linha em branco; próxima linha em branco; em seguida o nome do(s) autor(es) e instituição(ões), separados por um travessão, somente com a primeira letra de cada nome em maiúsculo; na linha seguinte: endereço eletrônico do autor para correspondência. Próxima linha em branco; em seguida inserir o Resumo em português de 200 a 400 palavras; na linha logo abaixo inserir de 3 a 5 palavras-chave. Próxima linha em branco; a seguir indicar o GT - Grupo Temático que o trabalho se enquadrará (alinhado à esquerda). Em seguida inserir o texto.

Texto: deverá conter de 5 a 15 páginas e poderá conter figuras (JPEG) e tabelas, as quais deverão ser inseridas no corpo do trabalho.

 

3)  PÔSTER

Para a apresentação no formato pôster será necessária a submissão de um resumo do trabalho, com o objetivo de ser incluído nos anais do evento. Este resumo deve conter uma descrição do trabalho e seu contexto, trazendo os objetivos, metodologia, resultados e conclusões de maneira clara ao leitor. No resumo não será permitido a citação de referências ou inclusão de tabelas e figuras.

Formatação para envio de resumos para a modalidade pôster

Configuração de página retrato (A4), margens de 2,5 cm, sem recuo para parágrafo, fonte Arial tamanho 12, corpo do texto justificado, espaço entre linhas 1,5. Primeira linha: título do trabalho em negrito, todas as letras em caixa alta (maiúsculas) e centralizado; próxima linha em branco; em seguida inserir o nome do autor(es) e instituição(ões), separados por um travessão, somente com a primeira letra de cada nome em maiúsculo; a seguir informar endereço eletrônico do autor para correspondência; próxima linha em branco; em seguida inserir o Resumo em português de 200 a 400 palavras; na linha seguinte informar de 3 a 5 palavras-chave; por fim, inserir o GT - Grupo Temático que o trabalho se enquadrará (alinhado à esquerda).

Normas para a confecção de pôsteres

Os painéis deverão ser elaborados no tamanho MÁXIMO de 110 cm de altura x 90 cm de largura, devendo conter, obrigatoriamente o título, o nome dos autores com o nome de suas respectivas instituições. Figuras e tabelas poderão ser incluídas, e recomenda-se o uso de uma fonte facilmente legível e de tamanho apropriado para o texto. Cabe aos autores providenciarem o pôster em material adequado (lona, papel ou alternativo) com corda e/ou fita para ser afixado.

OBS: Será obrigatória a presença de um dos autores no horário de apresentação do pôster.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

a) Apenas serão aceitos trabalhos que se enquadrem algum dos GTs;
b) Os texto deverão passar por rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo antes da submissão;
c) Resumos não podem conter tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero. Estes devem ser apresentados apenas no Pôster.